Automação comercial é o uso de computadores ou outros dispositivos (como ECF, POS, PDV, comandas, balanças, micro terminais, leitores de codigos de barras e PC’s) para facilitar a automatização de processos. Automação é a total integração entre o homem e a máquina, reduzindo-se mão-de-obra, despesas, perdas e maximizando lucro e informações gerenciais.
Tarefas passíveis de erros, como: cálculo e digitação de preços, quantidades, ou mesmo o preenchimento de um cheque, na automação, são feitas pelo computador, com total eficiência e segurança.
Em outras palavras, o processo de automação consiste numa ferramenta para melhorar e agilizar o atendimento ao cliente, controlar estoque, otimizar as compras e os custos da empresa. Um projeto de automação pode aperfeiçoar os controles, principalmente do estoque e de precificação, evitando desvios e perdas de mercadorias.
Automação comercial significa ter seu negócio totalmente em suas mãos, vender mais e melhor, expansão dos negócios, aumentar o gerenciamento operacional em todas as áreas da empresa, incluindo seu relacionamento com parceiros comerciais e clientes.