O que é Automação

Breve História

O Primeiro passo da automação se deu com as caixas registradoras. As caixas registradoras mecânicas e eletromecânicas foram as precursoras da automação comercial e causaram uma verdadeira revolução na gestão do comércio.

Em seguida, acompanhando a evolução tecnológica, surgiram as caixas registradoras eletrônicas, concentrando-se na operação de registro e totalização das compras efetuadas.

Hoje, avançamos para uma nova era e as caixas registradoras já são peças de museu.

Conceito

Automação comercial é o uso de computadores ou outros dispositivos (como ECF, POS, PDV, comandas, balanças, micro terminais, leitores de codigos de barras e PC’s) para facilitar a automatização de processos. Automação é a total integração entre o homem e a máquina, reduzindo-se mão-de-obra, despesas, perdas e maximizando lucro e informações gerenciais.

Tarefas passíveis de erros, como: cálculo e digitação de preços, quantidades, ou mesmo o preenchimento de um cheque, na automação, são feitas pelo computador, com total eficiência e segurança.

Conceito

Em outras palavras, o processo de automação consiste numa ferramenta para melhorar e agilizar o atendimento ao cliente, controlar estoque, otimizar as compras e os custos da empresa. Um projeto de automação pode aperfeiçoar os controles, principalmente do estoque e de precificação, evitando desvios e perdas de mercadorias. Automação comercial significa ter seu negócio totalmente em suas mãos, vender mais e melhor, expansão dos negócios, aumentar o gerenciamento operacional em todas as áreas da empresa, incluindo seu relacionamento com parceiros comerciais e clientes.

Fatos concretos

Todo mundo quer vender mais, certo? Todo mundo pensa em expandir seu negócio, certo? Agora a pergunta que não quer calar: o que você está fazendo para sua empresa crescer com consistência?

Hoje, o varejista deve acompanhar de perto as transformações que estão acontecendo e fazer da tecnologia sua aliada inseparável. O momento atual da economia exige que as empresas reorientem suas estratégias à necessidade do consumidor. É prioritário conhecer os seus hábitos de consumo e estar atento às mudanças nos mesmos, além de gerir a compra de seu estoque com informações consistentes e ter o total controle do financeiro e fluxo de caixas.

Com a automação em pleno funcionamento, o varejista terá tempo para se tornar mais estratégico e poderá dirigir sua atenção à capacitação profissional de seu pessoal, aos seus clientes, ao seu negócio.

Onde o Sistema Athos pode ajudar

O Sistema Athos® está presente em mais de 10 mil terminais e PDVs e tem incorporado, em seus módulos, as melhores práticas administrativas comerciais, simplificando os processos e ajudando o varejista a adaptar-se às novas realidades de negócios. Com mais de 15 anos de experiência no mercado de automação comercial, informática, prestação de serviços e desenvolvimento de software, estamos preparados para ajudá-lo a colher mais lucros.

Onde o Sistema Athos pode ajudar
Nosso trabalho é facilitar o seu